Monday, December 03, 2007

Al Sur de Granada

Al Sur de Granada é uma loja de produtos gastronómicos da região, com uma zona de degustação de queijos, enchidos e vinhos. Há também azeite, vinagre, mel e conservas, entre tantas outras coisas de apreciável qualidade. Às quintas-feiras, o Fernando, o gerente da casa, está disponível para uma prova de vinhos, entre 19 e as 20 horas. Já tratei do assunto, e provámos quatro vinhos de Granada, provenientes das suas três áreas principais de produção, com explicação detalhada das diferentes características dos vinhos e regiões. Uma casa que nos transmite felicidade.


Carlos Miguel Fernandes

6 comments:

Ana said...

Como já lhe disse vou passar o Natal a Granada, para além do Rias Baixas pode-me sugerir mais um ou outro restaurante típico (preferencialmente não muito caro)? Obrigada e boas festas!

CMF said...

Olá,
o Los Diamantes II (o I está na mesma rua, a caminho da Reyes Católicos), mesmo ao lado do Rias Baixas é obrigatório. Abre entre as 20 e as 20.30 (não sei se está aberto ao almoço) e a essa hora já costuma ter gente à espera para entrar. Depois, é um rebuliço até cerca das 23.00, com 90% dos clientes em pé, ao balcão ou nas pequenas mesas redondas, a comer as tapas, ou pedir médias raciones ou raciones (para sentar existem apenas meia dúzia de mesas numa salinha ao fundo). A especialidade da casa são os peixinhos e marisco frito, mas também aconselho as gambas ou as molejas (excelentes!). A Calle Navas, prolongamento da rua dos Diamantes, é, em geral, um bom sítio para petiscar.

O Los Andaluces (calle Solarillo de Garcia, perto do Caminho de Ronda e da Calle Regogidas: http://www.google.es/search?hl=pt-PT&q=los+andaluces+granada&meta=) também é muito bom, embora uma refeição à mesa talvez fique um pouco caro. Mas aproveite o balcão, onde pode apenas provar as tapas que vêm com as bebidas (muito boas, sempre feitas na hora), ou pedir uma racione de algum petisco. Entre as 20 e as 21 a casa está relativamente calma, e é uma boa hora para se instalar num bom recanto do balcão.
Perto da catedral também há dois sítios do mesmo género, onde vale a pena dar um salto para uma tapa: o Cunini e o Oliver, um ao lado do outro.

Para enchidos e queijos sugiro o já referido Al Sur de Granada, a loja, onde a partir das 19 também se pode provar os vinhos e alguns produtos. Outro sítio muito bom para os fumados e enchidos, com um presunto de Salamanca fantástico, é a Casa Enrique, na Acera del Darro (perto do cruzamento com a Regogidas), um dos locais mais centrais de Granada. Muito pequeno, só mesmo lugares em pé.

Um lugar que eu gosto muito, mas atenção que é uma tasca mesmo, mesmo tasca (mas tem excelentes tapas de marisco): não me recordo do nome, está a 10 metros do Al Sur de Granada, vendo uma fonte, é mesmo numa ruazinha de lado...tem umas mesas na rua...

Procure as favas (habas) com presunto (jamon), é um dos pratos típicos de Granada.

Em último lugar, um restaurante onde ainda não fui, mas que se diz por aqui que tem das melhores cozinhas de Granada: Entrelagunas, na Calle Laguna (zona do Bairro Zaidin). Penso que é caro.

Nota: comer fora em Granada gira sempre em torno da tapa. Pedir cerveja ou um copo de vinho implica sempre também o pedido de uma tapa. Nem se vende separado. Entre 1.50 (cerveja+tapa) e 2.50 (vinho+tapa). Fora do horário da cozinha, quando pedimos uma bebida, somos avisados: não há tapa. Se mesmo assim quisermos beber algo, uma cerveja, um vinho ou uma coca-cola, o preço é o mesmo.

Boa Viagem e Boas Festas!

Ana said...

Obrigada!
Já imprimi as suas sugestões, vão-me faltar dias para experimentar tudo. Boas festas!

Flor de Sal said...

Que o Natal seja delicioso e que o novo ano vos traga todas as alegrias!
Bjnhos!

CMF said...

Boas Festas para todos!

CMF said...

Boas Festas para todos!