Monday, November 26, 2007

À Mesa do Mundo VI (Rias Baixas)

Voltei ao Rias Baixas, o restaurante galego de Granada que referi no texto anterior (que fica na Plaza de los Campos, para ser mais preciso). E voltei em boa hora, porque o marisco provado estava perfeito. Os camarões galegos (é aquilo que em Portugal se chama camarão de Espinho; mas falo do verdadeiro, e não daquela imitação com o tamanho de uma unha) são caros mas cumpriram o seu papel enquanto esperávamos pela zamburiñas, desta vez ainda mais frescas e saborosas, feitas à la plancha, a melhor forma de conservar o seu sabor forte e ligeiramente adocicado. Depois, vieram os berbigões no vapor, enormes, inchados, a estalar na boca e largar todo o seu sabor a mar num pranto generoso. Amêijoas de Carril? Não há?! Desilusão. Há algum tempo que não provo as enormes amêijoas galegas, cruas e temperadas apenas com uma gota de limão. Atiremo-nos então às outras que estão na “montra”, e que parecem ter bom tamanho; à galega, claro, pois à la marinera já tem molho redundante se o bicho for bom. E era bom, esplêndido, a encher a casca, e a competir com as recordações das Rias algarvias. Uma grande mariscada.


Não se está mal no Rias Baixas, que consegue apresentar a qualidade a que já nos habituaram os restaurantes galegos, mesmo quando se encontram fora da sua região. O apreciador de marisco que visitar Granada não sairá de lá desapontado. (Nota: ao fim-de-semana parece ter maior variedade de mariscos.)

Carlos Miguel Fernandes

Wednesday, November 14, 2007

Comer em Granada

Aos poucos vou compondo o meu roteiro de Granada. Começa-se pelas tapas, sempre pelas tapas, pois estamos na Andaluzia, e Granada é mestre em região de mestres do pequeno petisco. Depois vão-se juntado outros pontos de interesse. A marisqueira galega é uma instituição em qualquer cidade espanhola. Para já, confio naquela que encontrei na Calle Nava, perto do clássico Los Diamantes. Provaram-se — e aprovaram-se! — as zamburiñas, claro, porque quando elas estão no montra não as podemos deixar fugir.

Carlos Miguel Fernandes

Friday, November 09, 2007

Regresso (?)

Estive algum tempo ausente deste blogue, e diversos factores para isso contribuíram. Houve pouca vontade de cozinhar, uma exposição para erguer, e, mais recentemente, uma mudança de pouso para Granada, Espanha. Escrevo agora desde um sétimo andar com vista para a Serra Nevada. Não, não é a morada de residência, infelizmente, é apenas o local de trabalho. Mas o meu apartamento está muito bem localizado, no centro, a poucos metros de uma peixaria com marisco fresco (já vi amêijoas de Carril, caranguejos e canilhas, para além dos sempre presentes mexilhões, berbigões e diversos tipos de gambas) e de uma excelente mercearia onde posso comprar pimentos de Padron, tomate kumato, gengibre e ervas para tempero. A cozinha do apartamento é péssima, não permite grandes aventuras, mas talvez aguce o engenho. A jornada pela cozinha algarvia acabou por ser breve: dois ou três pratos, uma fotografia sem receita e uma ideia que ainda necessita de algum trabalho (batata-doce frita com ovas de sardinha). No próximo Verão voltarei ao tema. Agora vou dedicar-me à gastronomia granadina. Para já no tapeo, mais tarde talvez tente algumas habilidades em casa.

Carlos Miguel Fernandes